Centro de triagem diagnóstica de coronavírus

Dúvidas Frequentes

 

1. Quem pode ser atendido no Centro de Triagem e Diagnóstico?

Agendar em: https://agendamento.coronavirus.ufrj.br/

Profissionais de saúde sintomáticos e sem critérios de gravidade de Unidades de Saúde Públicas da Cidade do Rio de Janeiro;

Profissionais de Segurança Pública da Cidade do Rio de Janeiro sintomáticos e sem critérios de gravidade;

Profissionais da UFRJ envolvidos no controle da pandemia;

 

Unidades de Saúde Pública contempladas:

Hospitais Universitários, Hospitais Federais e Institutos Nacionais;
Hospitais Estaduais;
Hospitais Municipais;
Coordenações de Emergências Regionais (CER);
Unidades de Pronto Atendimento (UPA);
Centros Municipais de Saúde (CMS);
Clínicas de Família (CF);

2. Quando, onde e o que é preciso para fazer o EXAME DIAGNÓSTICO para COVID19 pela primeira vez?

        Orientamos a sua vinda  de segunda a quinta-feira, exceto feriados - Bloco N do CCS, entre 8:30-11:30 mediante agendamento no site.

Av. Carlos Chagas Filho, 373 - Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - RJ, 21941-590

Realizar agendamento em:  https://agendamento.coronavirus.ufrj.br/

        Favor trazer carteira profissional, ENCAMINHAMENTO INSTITUCIONAL impresso ou digitalizado.

3. Qual a previsão de resultado?
        O resultado do swab (PCR) é previsto para 3-4 dias úteis. Assim que disponível, enviaremos o resultado para seu e-mail.
        Reforçamos que a sorologia (exame de sangue), caso tenha sido coletada, NÃO tem prazo para ser enviada, pois o método encontra-se em validação no momento. Caso tenhamos qualquer resultado, enviaremos para o email de vocês.

4. Como está funcionando a recoleta de controle?
        Em função do aumento exponencial da demanda, não realizaremos mais recoletas de controle automaticamente.
        Os indivíduos identificados como críticos por critérios específicos serão notificados por e-mail e convidados a retornar para coleta de nova amostra.

        Reforçamos medidas como: afastamento da família, isolamento quando possível dentro do domicílio, uso de máscara caso seja necessário compartilhar espaços, uso de objetos individuais como copos, pratos e talheres. Atenção com  hábitos de higiene.

        Caso seja chamado INDIVIDUALMENTE para a recoleta, compareça no mesmo local (BLOCO N - CCS) entre 8:30-11:30, entretanto sugerimos que cheguem mais cedo. Não é necessário trazer nenhum tipo de encaminhamento ou comprovantes.

5. O que significa PCR inconclusivo?
         O resultado do PCR representa o achado do material genético viral em nasofaringe. Resultados inconclusivos podem significar uma quantidade muito pequena, que é esperada em um momento de transição para negativo.

6. Quando devo/posso retornar ao trabalho?
        Quando obtemos resultado positivo significa que encontramos material genético do vírus na nasofaringe, presumindo-se que ainda é possível ocorrer transmissão.
        Porém, a decisão de retorno ao trabalho cabe a sua Instituição de origem. Reforçamos a orientação de que, caso o retorno seja necessário, é fundamental a adoção de medidas de proteção individual e coletivas.

7. Tenho vínculo com a UFRJ, posso ser atendido?
        A testagem para COVID-19 na UFRJ visa prioritariamente o atendimento de indivíduos sintomáticos sem critérios de gravidade* pertencentes ao Corpo Social da UFRJ e que se enquadrem em um dos grupos a seguir:

        I.Profissionais da área da saúde de unidades hospitalares da UFRJ que estejam atuando na assistência;
        II.Gestores e outros profissionais da UFRJ em atividades essenciais no enfrentamento à pandemia;
        III.Estudantes voluntários da área da saúde da UFRJ que estejam envolvido em atividades assistenciais;
        IV.Estudantes residentes do alojamento ou vila residencial da UFRJ com suspeita de COVID-19;

8. Estou com sintomas, o que devo fazer?
        Nossa recomendação atual é manter medicações apenas para alívio de sintomas como paracetamol e dipirona, na ausência de alergias.
        Reforçamos que na persistência de febre (> 72 horas) e sintomas de falta de ar importante com pequenos esforços (falar, lavar os cabelos, escovar os dentes,...) é fundamental buscar Serviço de Saúde de Urgência/Emergência

9. Sou profissional da saúde e tenho um familiar/conhecido positivo, ele pode ser testado?
        Infelizmente NÃO testamos familiares/conhecidos, apenas pessoas que se enquadram nos critérios já listados. Caso eles apresentem sintomas, recomendamos que procurem uma unidade de saúde apenas em caso de sinais de agravamento (falta de ar importante, sonolência, etc).
        Caso você já tenha realizado o teste em nosso centro, solicitamos que retorne o email do laudo informando contato domiciliar com individuo confirmado.
        Lembramos que contato domiciliar de paciente COVID + que inicia sintomas, é considerado caso confirmado por critérios clínicos-epidemiológicos.

 

Caso sua dúvida não tenha sido contemplada, entre em contato conosco pelo email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Minerva

Centro de triagem diagnóstica de coronavírus
Centro de Ciências da Saúde - CCS
Rua César Pernetta, 1610 - Bloco N
Cidade Universitária - Rio de Janeiro, RJ - CEP 21941-590
Telefone: +55 (21) 3938-6701 - +55 (21) 3938-6705
covid19@reitoria.ufrj.br

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